top of page

RINOPLASTIA

Estética & Funcional

A Rinoplastia moderna é a cirurgia que busca a harmonia do nariz com a face de maneira personalizada, respeitando os limites dos terços façais individualmente como a proporcionalidade e as diferenças étnicas e de gêneros. Pensar em rinoplastia sem pensar em funcionalidade, não faz sentido. Quando optamos por buscar mais beleza para o nariz, estamos também buscando mais funcionalidade. Afinal de contas, beleza não é nada sem função, e a função principal do nariz é respirar.  O conceito atual da rinoplastia estruturada promove ganhos estéticos mais definitivos e com resultados para uma vida toda, além de proporcionar o tratamento de questões respiratórias com melhora da qualidade de vida.


A escolha da técnica cirúrgica depende muito do objetivo final da cirurgia, da quantidade de manobras que precisam ser feitas para atingir o resultado esperado, e também da experiencia do cirurgião.


Dispomos da técnica fechada onde realizamos uma incisão por dentro das narinas e não há cicatrizes na parte externa do nariz. Na técnica fechada, existem limitações para a realização de algumas manobras e ela é mais indicada para narizes onde são necessárias apenas mudanças mais sutis.


Na técnica aberta, é feita uma incisão na parte de baixo da região da columela do nariz, por onde acessamos todas as estruturas internas do nariz com mais clareza. Com esse acesso mais amplo, podemos esculpir as estruturas nasais e utilizar enxertos que estruturam o nariz de forma mais efetiva. Com isso, os resultados são mais expressivos e duradouros. A cicatriz fica praticamente imperceptível já que essa região central da face apresenta uma ótima cicatrização e não são formados queloides.


Atualmente, realizamos na imensa maioria das vezes a rinoplastia aberta, com utilização de enxertos retirados da própria cartilagem do septo nasal, ou da cartilagem costal (de costela) em casos de rinoplastias secundarias ou mais desafiadoras. Escolhemos a técnica fechada para casos restritos e específicos.


Alguns fatores influenciam no resultado da rinoplastia, que acontece a partir dos 6 meses até o segundo anos pós cirúrgico. Dentre eles, os objetivos estéticos do paciente, as técnicas e enxertos utilizados pelo médico, e a espessura da pele, são os mais influentes. Para alcançarmos o melhor resultado possível, alinhamos os nossos objetivos, utilizamos as melhores técnicas e enxertos com mais resultados, e se necessários, utilizamos também medicações que diminuem a espessura da pele com ganho no resultado estético final, como a isotretinoína.


Quando pensamos em harmonia do nariz com a face, existem alguns objetivos que podemos alcançar para que o resultado seja mais agradável e assertivo para os pacientes. A partir da queixa do paciente e da proposta do cirurgião, chegamos em um objetivo comum e decidimos a nossa estratégia e planejamento cirúrgico.


Entre os principais objetivos estéticos da rinoplastia podemos:

·  Alterar o tamanho do nariz;

·  Aumentar ou diminuir a largura das narinas;

·  Alterar o formato da ponta nasal e com isso ganhar mais definição;

·  Alinhar o dorso nasal e corrigir assimetrias;

·  Afinar o nariz;

·  Deixar o nariz mais delicado;

·  Modificar o ângulo do nariz com o lábio superior deixando o nariz mais ou menos empinado.


Mas principalmente, fazer todas essas modificações com a melhora da respiração e da funcionalidade do nariz.


A decisão pela rinoplastia é feita após a consulta com um médico especialista que possa explicar todas as possibilidades e estratégias para deixar o nariz mais belo e funcional possível. Um nariz que traz beleza e principalmente funcionalidade, melhora muito a autoestima dos pacientes, traz mais autoconfiança e transforma vidas de uma maneira impressionante.


Aqui, priorizados a “Beleza alinhada à função”.




- DÚVIDAS FREQUENTES -


QUAL A MELHOR IDADE PARA FAZER UMA RINOPLASTIA?

A rinoplastia é indicada quando o desenvolvimento da estrutura facial já esta completo, e isso acontece por volta dos 15 anos nos homens e mulheres, em média. Nessa idade também já existe um desejo sólido pela cirurgia, o que é imprescindível. No entanto, vale lembrar que a rinoplastia pode ser feita em qualquer idade, desde que haja desejo do paciente e condições clínicas para o procedimento. Não existe uma idade limite para realizar um sonho.



PODE FAZER A PARTE FUNCIONAL JUNTO?

Sim! Nós acreditamos que a Beleza deve estar sempre alinhada à função, e por isso a função é uma prioridade em todas as nossas rinoplastias. Se houver queixas respiratórias associadas, podemos corrigir desvios do septo nasal e diminuir o tamanho das conchas nasais (carne esponjosa) para melhorar a respiração no mesmo procedimento. Quando não há alterações para serem corrigidas, realizamos as manobras que buscam a beleza do nariz sem comprometer a parte funcional da respiração.



A RINOPLASTIA DEIXA CICATRIZES?

Apenas na técnica aberta, porém na maioria das vezes ela é imperceptível.



O RESULTADO DEFINITIVO É IMEDIATO?

Nas primeiras semanas o nariz está bastante inchado e o formato é bem distante do resultado final por acúmulo de edema na região do nariz. Durante este período, o nariz parecerá maior em relação ao resultado esperado e terá uma aparência menos “definida”. Os resultados começam a aparecer com 3 meses, principalmente na região do dorso nasal, e os resultados mais evidentes na ponta nasal só aparecem após 6 meses. O nariz ainda sofre mudanças estéticas até 2 anos após a cirurgia.



QUAL O TIPO DE ANESTESIA QUE SE UTILIZA NESTA CIRURGIA?

Hoje em dia, a anestesia mais segura para o paciente para a realização da rinoplastia é a anestesia geral. Nós optamos sempre pela anestesia geral com a anestesista da nossa equipe, que é muito competente e habituada com o procedimento.



COMO É O CURATIVO?

O curativo externo é feito com fita microporosa e uma plaquinha de gesso moldável que chama “Aquaplast” que recobre totalmente nariz, permanecendo por cerca de 7 dias. Na consulta de uma semana, retiramos os pontos e o Aquaplast, e refazemos o curativo com micropore que ficará por mais 7 dias.



HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Raramente. A rinoplastia apresenta um período pós-operatório bastante confortável



QUANTO TEMPO DEVO FICAR DE REPOUSO?

Nos primeiro 7 dias, recomendamos que o paciente permaneça em casa, descansando e se permitindo um momento de tranquilidade para cuidar da sua cirurgia. Após 20 a 30 dias, avaliamos o retorno das atividades físicas.



CONSIDERAÇÕES

Após o procedimento, podem aparecer hematomas e edemas na região operada, além de dor discreta e desconforto para respirar. Entretanto, esses sintomas são comuns, e podem ser aliviados com uso dos medicamentos prescritos pelo cirurgião.


Após a primeira semana, o nariz começa a cicatrizar de maneira mais significativa. Depois de 30 dias do procedimento, o paciente pode começar a visualizar os resultados da rinoplastia, mas esperamos pelo menos um ano para o novo desenho nasal ser redefinido. Ao longo desse tempo, a estrutura pode sofrer mudanças graduais em sua aparência.


Os resultados da rinoplastia são considerados permanentes, mas a cartilagem pode continuar a mover e remodelar o tecido, alterando o resultado ao longo do tempo.


Esperamos que a sua recuperação ocorra da maneira mais tranquila e confortável. Compreendemos que o processo de pós-operatório é delicado, e por isso nos colocamos à disposição para ajudá-lo no que for preciso.


Buscamos sempre melhorar de maneira significativa a sua respiração e a qualidade de vida com todo carinho possível. Conte conosco!

bottom of page