top of page

RINITE ALERGICA

e Lavagem Nasal

Sintomas como coceira nos olhos, espirros sequenciais, nariz entupido e sensibilidade aumentada com a luz, são sintomas muito frequentes em quem possui rinite alérgica. Os sintomas da Rinite alérgica podem ser tão intensos a ponto de atrapalhar de maneira significativa o rendimento no trabalho e nas atividades do dia a dia, como também prejudicar muito o sono. A rinite é uma doença hereditária e muito frequente, e apesar de não ter cura, atualmente nos dispomos de tratamento muito eficazes para o controle das crises. Quando o tratamento é realizado com acompanhamento, os sintomas podem ficar muito mais brancos ou até acabar por longos períodos. Respirar bem é essencial para ter mais qualidade de vida e um sono reparador.



Boas práticas:


·  Mantenha a casa ou o local de trabalho sempre bem arejado. Abra a janela dos cômodos por algumas horas todos os dias. Isso ajuda a manter o ambiente ventilado e no controle de mofos e umidades.


·  Evite tapetes, cortinas ou outros objetos que acumulem poeira, e os lave com frequência.


·  Na hora de realizar limpeza de casa, prefira panos úmidos e aspiradores, evitando espanadores e vassouras


·  Lembre-se de aspirar inclusive os colchões toda semana. O ideal é trocarmos os colchoes a cada 5 anos aproximadamente, mas como nem sempre é possível, a aspiração frequente já ajuda bastante.


·  Uso de capas impermeáveis no travesseiro e colchões também são grandes aliados para evitar o acúmulo de alérgenos.


·  Brinquedos são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Porém, evite os brinquedos de pelúcia ou aqueles que acumulam muito pó. Prefira os brinquedos de plástico e que possam ser lavados com facilidade.


·  O tempo frio e seco pode desencadear crises pela mudança da temperatura e umidade, além disso, os cobertores de lã que ficam muito tempo guardados acumulam muitos ácaros, poeira e até mofo. Prefira edredons e os lave com frequência.


·  Para as roupas de inverno que ficam guardadas por muito tempo no guarda-roupa, orientamos sempre as tirar para tomar um sol antes de usá-las no inverno.


·  Os bichinhos de estimação também são muito importantes para a socialização e desenvolvimento, mas evitem deixá-los no quarto e de preferência deixá-los sempre com roupinhas.


·  O cigarro, além de causar diversas complicações para quem fuma, pode servir como alérgeno importante para quem tem rinite. A fumaça do tabaco agride a mucosa e deve ser sempre evitado.

Uma medida muito importante para o controle da rinite alérgica é a lavagem nasal e o uso de sprays de corticoide nasal quando prescritos.




Lavagem nasal - Tudo o que você precisa saber para lavar o nariz todos os dias


Respirar bem e pelo nariz é muito importante para ter um sono de boa qualidade, além de ajudar no aprendizado, humor e proporcionar mais disposição ao longo do dia. Além disso, respirar bem é um hábito aliado às práticas de autocuidado e qualidade de vida.


Elaboramos algumas orientações sobre a lavagem nasal com o intuito de ajudar os nossos pacientes a respirar melhor, prevenir e tratar doenças comuns do nariz e das vias respiratórias de maneira natural e simples.


·  Lavar o nariz é um hábito de higiene e deve ser feito diariamente, principalmente se você mora em cidades poluídas e com o tempo seco. Vale lembrar que não há um limite diário para a realização da lavagem nasal.


·  Como rotina, uma boa prática é associar a lavagem nasal ao hábito de escovar os dentes, assim fica mais fácil para se lembrar e realizar todos os dias.


·  Recomendamos aumentar a frequência em quadros de gripe e sinusite por exemplo, pois ajuda a mobilizar a secreção acumulada no nariz resolvendo os sintomas com mais brevidade.


·  Nos quadros de rinite alérgica a lavagem nasal pode ser tão importante quanto o uso de sprays no nariz, pois tem a capacidade de deixar o nariz com a mucosa mais limpa e assim absorver mais a medicação que é utilizada no nariz. Além disso, ela também é responsável por tirar a substância (alérgeno) que fica em contato direto com a mucosa nasal desencadeando o processo alérgico crônico.


·  A lavagem pode ser feita com dispositivos de baixo e alto volume, e o paciente é quem escolhe qual método é mais confortável para a sua prática. Em casos específicos, orientaremos o método e a quantidade mais adequada para cada caso.


·  Lembrando que não há problema em deglutir o soro, porém preferimos que a lavagem seja feita sempre com pouca pressão, pois alta pressão pode levar o soro até o ouvido e causar dor.



MÉTODOS DE LAVAGEM NASAL


1.  Baixo volume (<100ml)


·  Podemos usar o conta gotas, as seringas de 5,10,20 e 60 ml, os flaconetes e o soro pressurizados encontrados em frascos de aerossóis (Maresis®, Nasoclean®, RinossoroJet®)


2.  Alto volume (> 100ml) - Bico Nozzle®, Lotta®, Nasoar® e Rinossoro Alto Volume®


·  Atualmente, uma boa opção de método que apresenta bons resultados e boa praticidade para uso diário, pode ser as garrafinhas de alto volume como Nasoar® ou Rinossoro Alto Volume®. Mas lembre-se de não apertar a garrafinha muito forte pois pode ser desconfortável. Caso prefira outras maneiras de fazer a lavagem nasal, podemos utilizar o bico Nozzle® ou o Lotta®.


·  Esses dispositivos contemplam um volume maior de soro fisiológico e podem ser utilizados colocando-os na narina e inclinando a cabeça para o lado oposto e para frente, facilitando a saída do soro fisiológico pelo outro lado do nariz.


Dica: Para lavar o nariz com Nasoar® ou Rinossoro Alto Volume®, você pode usar os sachês que vêm junto com o produto e fazer a diluição que é orientada no rótulo (1 sachê + 240ml de água filtrada) para formar a solução a ser utilizada, ou você pode apenas comprar o SF0,9% 500ml que já é a solução salina pronta, colocar na garrafinha e realizar a limpeza do nariz.



Higienização


·  De maneira geral, o ideal é lavar os dispositivos com água e sabão após o uso e guardar sem umidade.


·  Recomendamos a lavagem nasal para bebês e crianças, com volume aproximado de 2-10ml em cada narina de 2-3 vezes ao dia, e para adultos 20ml 1 a 2 vezes ao dia, salvo as particularidades.


·  É preferível que a lavagem nasal seja feita com solução salina pronta disponível na farmácia, soro fisiológico a 0,9% ou solução caseira.


·  A solução caseira é feita com 250 ml de água filtrada e fervida por 5 minutos ou água mineral, adicionando 1 colher de café rasa com sal e 1 colher de café rasa com bicarbonato de sódio.


·  Tente fazer do hábito de lavar o nariz, um momento agradável e de brincadeira para as crianças, pois assim a aceitação é maior. Uma dica para os pais é lavar o seu nariz primeiro e fazer desse hábito um momento alegre e natural, e após isso, oferecer para as crianças tentarem também. Nessa fase, é divertido poder fazer o que os adultos fazem.


·  Quanto mais cedo começarmos, maior será a aceitação e a naturalidade com que as crianças vão encarar a prática. O exemplo é o melhor professor! A lavagem nasal diária diminui de maneira impressionante a frequência de infecções de vias respiratórias nas crianças.


A lavagem nasal retira o alérgeno (partícula que causa alergia, podendo ser a poeira, o pêlos dos cachorros e gatos, ácaros, mofo etc.) do contato com a mucosa do nariz, interrompendo o ciclo desencadeador de alergia. Além disso, a mucosa do nariz fica mais limpa e menos irritada para absorver melhor a medicação do spray nasal e com isso o tratamento é mais efeito


Ressaltamos como o simples hábito de lavar o nariz pode mudar significativamente a qualidade de vida dos pacientes, e por isso estamos a disposição para ajudá-los caso tenham alguma dificuldade. Lembre-se de que toda prática pode parecer difícil e desconfortável no começo, mas que depois tudo fica mais simples e rápido.

bottom of page